Pesquisar este blog

domingo, 26 de junho de 2022

Sete Pecados Capitais

Brueghel, o Velho, o mestre da alegoria.

("Sete Pecados capitais", interpretado nas gravuras - descrição nas fotos)

O mundo conhece Pieter Brueghel, o Velho , como um excelente pintor, cujas obras, mesmo depois de cinco séculos, não perderam seu significado e relevância. Ambos são informativos em termos de história e talentosos em termos de pintura. No entanto, no século 16, o brilhante artista não era conhecido por suas pinturas, mas por seus trabalhos gráficos. Começou sua carreira criativa como desenhista, criando esboços para futuras gravuras. E hoje, nossa galeria virtual apresenta dois famosos ciclos gráficos - "Os Sete Pecados Capitais" e "As Sete Virtudes", onde Brueghel apareceu pela primeira vez como um magnífico mestre da alegoria.
Infelizmente, não há detalhes sobre a data exata de nascimento de Pieter Brueghel e pouco se sabe sobre sua vida na adolescência.
Existem poucas personalidades na história da arte tão misteriosas e ambíguas quanto Pieter Brueghel, o Velho. Muito pouco se sabe sobre sua vida, e apenas 45 pinturas pitorescas, bem como gravuras criadas de acordo com seus desenhos, chegaram ao nosso tempo do patrimônio artístico.
Em meados do século XVI, a Holanda tornou-se o centro europeu de produção e venda de publicações impressas. Brueghel e seu editor Hieronymus Kok desempenharam um papel muito significativo nisso. O mestre gravador Jerome Kok contratou artistas e gravadores talentosos que criaram desenhos para publicações impressas. Pieter Brueghel, que começou sua carreira como desenhista, acabou por estar nesta lista. Logo Kok, vendo o potencial oculto em seu trabalhador, enviou o jovem artista em uma viagem criativa à França e à Itália para fazer uma série de desenhos de paisagens italianas destinados a esboços para gravuras. A propósito, cerca de 120 desenhos de Brueghel feitos nesta jornada sobreviveram até hoje.
Em alguns desenhos do mestre, podemos ver fragmentos de tramas que repetem telas conhecidas ou mesmo citações de obras de outros mestres, e algumas são obras únicas do autor muito especiais.
Foi na oficina de H. Kok que o jovem artista viu gravuras das pinturas de Hieronymus Bosch, que o impressionaram profundamente. E ele, inspirado pelo que viu, criou suas próprias variações sobre os temas das pinturas do grande pintor. Mas o que distingue as obras de Brueghel das tramas de Bosch é que o artista mostrou o inferno como uma espécie de “cidade do pecado”
"Sete Pecados capitais" - descrição nas fotos
"Os Sete Pecados Capitais" - as obras gráficas mais famosas do mestre, ilustrando vividamente os vícios da humanidade, incluídos no ciclo, composto por oito desenhos: "Raiva", "Preguiça", "Vaidade (Orgulho)", "Avareza ", "Gula", "Inveja", "Lust" e a composição final - "The Last Judgment". Esses desenhos são densamente "povoados" de personagens - representantes quase sem rosto de diferentes classes, cada um ocupado com seu próprio negócio, de acordo com o enredo.
E para concluir, gostaria de enfatizar que muitos dos símbolos utilizados pelo artista tinham, mesmo naquela época, uma interpretação pouco aceita e que nem todos os personagens de Brueghel podem ser decifrados. Mas, em termos gerais, a essência do pecado e da retribuição, na forma em que se desenvolveu na Holanda protestante, é amplamente compreensível para o espectador tanto da fé católica quanto da ortodoxa.

TRADUÇÂO: © Christiane Wittel - pesquisadora e historiadora
*Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial desta Tradução, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de ensino, estudo ou pesquisa, desde que CITADA A FONTE.


"Julgamento Final"

E, por fim, a retribuição pelos pecados... No "Juízo Final" é necessário notar as portas do inferno na forma das mandíbulas do Leviatã bíblico, para onde são enviados diretamente os pecadores que navegavam de barco.



"Amor ao dinheiro". Avareza. (Avaritia)
Amor ao dinheiro (Avaritia). Pieter Brueghel, o Velho.



"Doçura". (Luxúria)

Existem claramente variações sobre o tema do famoso tríptico de Bosch "O jardim das delícias mundanas": frutas enormes, "bolhas de luxúria".



"Gula". (gula)

Gula. (Gula). Pieter Brueghel, o Velho.

Para enfatizar ao máximo a essência deste desenho, o artista retratou uma gaita de foles - um símbolo da pecaminosa "diversão dos pobres". Ela está pendurada em uma árvore, como se ela também - come demais.



"Inveja" (Invidia)


Inveja. (India). Pieter Brueghel, o Velho.

A inveja é muito difícil de transmitir em uma imagem. No entanto, Brueghel usou um símbolo de inveja bastante persistente na iconografia neerlandesa: dois cães mordendo o mesmo osso.

Curiosamente, já nesses primeiros trabalhos, Brueghel começou a usar sua técnica favorita - retratar provérbios folclóricos flamengos como alegorias.



"Preguiça".(Acedia)

Preguiça. (Acédia). Pieter Brueghel, o Velho.

O artista mostrou alegoricamente a preguiça através de imagens de caracóis e animais rastejando lentamente, mocassins adormecidos e jogadores de dados matando o tempo na taverna (até o relógio parou e adormeceu). No centro da composição está uma figura feminina adormecida, simbolizando a Preguiça. O próprio diabo apóia seu travesseiro, que é um símbolo do provérbio holandês: "A preguiça é o travesseiro do diabo". Apenas um monge, sem sucesso, pede a todos que acordem da hibernação.



Raiva. (Ira). Pieter Brueghel, o Velho.

Aqueles que queimaram com malícia e ódio, no sentido literal - estão em chamas...



"Vaidade" (Orgulho) - Superbia


Vaidade (Orgulho) - Superbia. Pieter Brueghel, o Velho.

O espelho é um símbolo tradicional de orgulho, às vezes até atuando como instrumento de Satanás. Por isso, às vezes os espelhos eram emoldurados com a imagem da Paixão do Senhor para reduzir os danos da admiração e proteger-se das tentações do diabo. Mas parece que os personagens desta obra de Brueghel estão preocupados apenas consigo mesmos.


Marcadores