Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

A Virgem da Árvore Seca

Our Lady of the Dry Tree, de Petrus Christus, c. 1462-5. Óleo sobre Carvalho. Museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid.


A Virgem da Árvore Seca é uma pintura magnífica e nada convencional, do artista flamengo (da Bélgica) Petrus Christus.

Breve Biografia do autor:

Christus nasceu entre 1410-20 em Baarle, na Bélgica. Tendo vivido no século XV, seu trabalho se assemelha muito ao dos aclamados e também flamengos Rogier van der Weyden e Jan van Eyck. Petrus pode ter sido discípulo de Van Eyck, porém, estudos recentes sugerem que Petrus foi um pintor independente e que seus quadros foram adquiridos por italianos. Seu estilo definido é o Renascimento Nórdico e, apesar de se notar traços de  semelhanças entre os quadros dos três pintores, as obras de Petrus são diferenciadas pela técnica introduzida por ele mesmo, como a perspectiva linear, a pintura de manuscritos e também de miniaturas. Infelizmente ele ficou anônimo por séculos. Somente no século XIX historiadores da arte, como Gustav Waagen e Johann Davi Passavant o descobriram e detalharam suas obras e sua vida. Morreu em Bruges, em 1475-76. Seu sucessor célebre em Bruges foi o Hans Memling, que também possui pinturas impressionantes do período Renascimento Nórdico.

Sobre a obra:

A Virgem da Árvore Seca é uma pequena pintura a óleo sobre madeira do pintor flamengo Petrus Christus, datada de c. 1462-5, com uma dimensão de 17,4 cm × 12,4 cm. Descoberta no início do século XX numa coleção belga, foi atribuída a Christus por Grete Ring em 1919. Encontra-se exposta no Museu Thyssen-Bornemisza, em Madrid.

A pintura, inovadora e de aspecto dramático para o tamanho, mostra a Virgem Maria a segurar o Menino Jesus em cima de uma árvore morta desencarnada, rodeada pelas urzes de uma coroa de espinhos. O seu significado será a mensagem da Redenção através da referência à árvore seca do livro do Profeta Ezequiel.

A Virgem Maria representa a Nova Eva, que vai faz parte da Redenção do Mundo. O Menino Jesus segura um orbe coroado com uma cruz. A árvore foi interpretada como a Árvore do Conhecimento, que se murchou por causa do Pecado Original, então floresceu novamente com a concepção de Cristo. O Menino Jesus é mostrado como o Salvador da Humanidade. Os galhos da árvore seca dão forma a uma coroa de espinhos.

Conta que este pequeno painel pertenceu ao próprio Petrus e sua esposa, que faziam parte da Confraria de Nossa Senhora da Árvore Seca, pouquíssimo conhecida. Provavelmente Petrus a pintou para devoção privada.

__________
Fontes consultadas:
https://en.wikipedia.org/wiki/Petrus_Christus
https://pt.wikipedia.org/wiki/Petrus_Christus
https://www.museothyssen.org/en/collection/artists/christus-petrus/virgin-dry-tree
https://pt.wikipedia.org/wiki/Virgem_da_%C3%81rvore_Seca
https://www.wikiart.org/pt/petrus-christus

Marcadores