Irmã Plautilla Nelli |
Como é uma raridade encontrar mulheres que se destacam em atividades predominantemente ocupadas pelo sexo masculino, sempre que descubro uma mulher que faça parte de qualquer atividade com maioria exercida pelos varões, fico felicíssima e sinto tremenda vontade de partilhar com o mundo inteiro. E cá estou eu fazendo exatamente isso. Vasculhando meus favoritos, encontrei uma página com as obras de arte de uma certa Plautilla Nelli. Que nome curioso. De imediato, antes de abrir a página, não tinha identificado o gênero da pessoa em questão. Quando finalmente abri a página, que grata surpresa foi ver que se tratava de uma mulher. Plautilla não foi muito prolífera, mas o pouco que fez (ao menos que consegui encontrar), é simplesmente fantástico! Sem dúvida uma das melhores da arte renascentista!
Para expor uma pequena biografia desta mulher, começo apresentando seu nome, batizada como Pulisena Marguerita Nelli. Ela nasceu no século XVI, mais precisamente no ano de 1524, numa rica família da região de Florença, Itália. Seu pai era comerciante de tecidos e a família recebeu uma homengaem, uma rua que leva seu nome, a Via del canto de'Neli.
Pulisena entra para o convento dominicano de Santa Catarina de Sena em Florença, aos 14 anos, e adota o nome de Irmã Plautilla. Lá, teve uma vida espiritual e pôde desenvolver seu talento como pintora. Conta-se que foi influenciada por dois famosos dominicanos, Fra Bartolommeo e Girolamo Savonarola, sendo este último uma figura controversa, que chegou a ser excomungado pelo papa Alexandre VI e queimado em praça pública, sendo considerado herege.
No convento, a Irmã Plautilla e as demais freiras eram assistidas e administradas pelos irmãos dominicanos, os quais eram dirigidos pelo Savonarola. Ele incentivava a arte nos conventos femininos, como meio de espantar a preguiça, e obter belas artes religiosas e piedosas. Deste modo, esta época pode ser considerada um polo de freiras pintoras. Elas também mantinham a arte como modo de sobrevivência, pois recebiam encomendas dos mais abastados da cidade.
Ela foi priora do convento por três vezes. Também sua irmã era uma freira dominicana, a Irmã Petronilla, que chegou a escrever uma biografia de Savonarola.
A obra de Plautilla
Apesar de ser autodidata, Plautilla começou seus trabalhos como muitos artistas da época, copiando obras de outros artistas. Suas primeiras cópias foram de Agnolo Bronzino e de Andrea del Sarto. Sua principal fonte de inspiração vinha das cópias dos trabalhos de Fra Bartolommeo, muito próximo do estilo classicista, reforçada porém com as teorias artísticas de Savonarola. Fra Bartolomeo deixou seus esboços com seu pupilo, Fra Paolino, que por sua vez entregou à uma freira que pintava do Convento de Santa Catarina de Siena.