Pesquisar este blog

sábado, 18 de novembro de 2017

Mater Admirabilis

A Mater Admirabilis é um título em honra a Nossa Senhora, concedido na primeira metade do século XIX, no ano de 1846, pela sua Santidade o Papa Pio IX. Ao ver a imagem ficou tão impactado com a sua candura e beleza que exclamou: "É realmente uma Mater Admirabilis!" Concedeu 300 dias de indulgência, a perpetuidade, a quem rezasse três Ave Maria em frente a imagem e também rezasse três vezes: "Mater Admirabilis, ora pro nobis". A autora da pintura foi uma religiosa do Sagrado Coração de Jesus, na época uma postulante. Vários milagres são atribuídos a imagem. Confira a história inteira nesse link: https://romasempreeterna.blogspot.com.br/2017/11/a-historia-da-mater-admirabilis.html?m=0

Separei algumas imagens da Mater Admirabilis com muito carinho e espero que gostem.



Afresco original










quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Santo Alberto Magno

Mestre e amigo do Angélico Doutor Santo Tomás de Aquino, o também Doutor Santo Alberto Magno teve uma vida exemplar de dedicação aos estudos em todas as esferas científicas, desde botânica até teologia. Foi um grande filósofo de sua época e os papas sempre o queriam por perto para eventuais consultas teológicas. Compartilho hoje com vocês, dia de Santo Alberto, algumas imagens desse grande Santo e Doutor. 









Espero que apreciem as imagens. Todas são da internet, e infelizmente não pude colocar as informações de autores, mas em breve darei. 

sábado, 11 de novembro de 2017

Retábulo dos Sete Sacramentos

O Retábulo dos Sete Sacramentos, de Roger van der Weyden, c. 1445-1450.

O Retábulo dos Sete Sacramentos, é um tríptico magnífico de Rogier van der Weyden, um aclamado pintor flamingo do século XV. Seu estilo considerado é o gótico e suas obras são disputadas por museus famosos como o do Prado e o do Louvre. Essa obra representa de forma fantástica os sete sacramentos da Igreja Católica.

Explicação:

Esse tríptico foi pintado para uma igreja em Poligny (França), e atualmente encontra-se no Museu Real de Belas Artes de Antuérpia. No painel esquerdo observa-se os sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia. No painel da direita percebe-se os sacramentos do Matrimônio, Ordem e Extrema Unção. No painel central podemos contemplar um belíssimo Crucifixo, como a cena do Calvário, com a representação da Santa Missa ao fundo, que nos rememora no que consiste esta sagrada celebração. Por cima de cada sacramento estão Anjos, que tem nas suas roupas as cores que são símbolo de cada sacramento, desde o branco até o preto. Eles detêm faixas. Nós painéis laterais estão incluídos os contratantes da obra, e num dos lados observa-se um brasão, possivelmente dos contratantes. Os painéis laterais são de Van ser Weyden e seus assistentes, porém o central é creditado somente a Weyden. As dimensões do tríptico são: 204 cm x 99 cm, e os laterais de 122,8 cm x 65,7 cm.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Retábulo_dos_Sete_Sacramentos (Com adaptações).

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Pinturas Russas da Virgem Maria

Hoje compartilho algumas obras de pintores russos do século XIX e XX. São obras lindíssimas, que inspiram muita devoção e piedade. Geralmente os pintores russos que não usam a técnica de ícones, utilizam os ícones russos como modelos para realizarem as suas pinturas, e colocam as suas próprias perspectivas neles, ou seja, ao que parece, as obras não foram pintadas com modelos humanos, e sim, com quadros como modelos. Eu, particularmente achei impressionante. Salve Maria. Viva Cristo Rey!

Obra: Nossa Senhora e o Menino Jesus rodeados de Anjos, de Borovikovsky Vladimir Lukich, c. 1823

Obra: Virgem Maria e o Menino Jesus, de Borovikovsky Vladimir Lukich.

Obra: Virgem Maria e o Menino Jesus entre rosas, de Bruni Fyodor Antonovich, c. 1843. 

Obra: Virgem Maria e o Menino Jesus, de Bruni Fyodor Antonovich, c. 1858.

Obra: Nossa Senhora e o Menino Jesus, de Kapkov Yakov Fedorovich, c. 1853

Obra de Markov Alexsey Tarasovich, c. 1849

Obra: A Virgem Maria, de Scotty Mikhail Ivanovich, c. 1849

Obs.: As obras foram retiradas de um site em russo. Eu não sei ler em russo, portanto, ativei as traduções do Google, e algumas traduções ficavam sem nexo algum, Portanto, a maioria dos títulos dessas obras é minha mesmo, traduções minhas da tradução do Google (rsrs). Algumas faltam apenas o ano, porém, os autores são os mesmos do site. Espero que apreciem essas obras lindíssimas dos geniais pintores russos. Nem só de ícones vivem os russos...

domingo, 5 de novembro de 2017

São Carlos Borromeu

Dia 4 de novembro a Igreja comemora o dia de São Carlos Borromeu, e, em homenagem a esse grande santo, e também a todos os Carlos e Carlas, como onomástico, compartilho com todos vocês leitores do blog, belíssimas imagens deste santo de Deus.

"Se quisermos progredir no serviço de Deus, devemos começar todos os dias da nossa vida com nova ânsia. Devemos nos manter na presença de Deus tanto quanto possível e não ter outra visão ou finalidade em todas as nossas ações, a não ser a honra divina."

"A misericórdia de Deus é movida pela lágrima dos pecadores."

São Carlos Borromeu




Obra: Glória de São Bartolomeu com São Carlos, Século XIX, de Anônimo.

Obra: São Carlos em Glória, de Anônimo, século XX.

Obra: São Carlos, de Carlo Dolci, 1659.

Obra: San Carlo Borromeo, Castel Nuovo - Cappella delle anime del purgatorio.

Obra: Elemosina di S. Carlo Borromeo, de Luca Giordano, século XVII, em Museu do Prado, Madrid.

Obra: S. Carlo battezza un bambino durante la peste di Milano, de Ludovico Carracci,  século XVII Museo dell'Abbazia, Nonantola.

Obra: S. Carlo tra i SS. Antonio da Padova e Francesco di Paola, de Tito Aguiari, 1857, Chiesa Arcipretale, Papozze.

Espero que apreciem as imagens. Que São Carlos Borromeu rogue a Deus por nós!

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Marcadores